Escalada em Itacoatiara – RJ
Jogo do Brasil na sexta a tarde, depois do almoço ninguém mais trabalha nesse país, e como pela manhã não rende nada mesmo o negócio foi pegar a estrada na quinta feira a noite rumo a Niterói no Rio.
Mesmo dividindo a direção com o Juliano chegamos quebrado em Niterói depois de 12 horas de viagem.
Um breve descanso no carro e um café da manhã e estávamos prontos para escalar.
Parque Estadual Serra da Tiririca em Niterói, na praia (bairro) de Itacoatiara, um lugar tranquilo pelo menos nessa época do ano, abriga algumas montanhas com várias escaladas tradicionais.
Agulha George Guarischi, via Paredão Zezão (3° V E2 D2 – 305metros), a primeira escalada que pretendíamos fazer, chegamos na base da via bem rápido, acredito que uns 30 minutos de caminhada no máximo.
A rocha não estava 100% seca, apesar da primeira proteção estar a 6 metros do chão e a parede meio úmida comecei a escada, do segundo para o terceiro grampo a pedra estava mais molhada ainda, não pensei duas vezes e pedi para o Juliano me baixar, ele ainda entrou na via e também chegou a mesma conclusão.
Já era 13:30 da tarde quando retornamos para o carro e pelo horário sobrou apenas a via Luiz Arnaud (2 III E2 D1 – 200 metros), das que a gente queria fazer.
A via Luiz Arnaud é bem tranquila, o melhor de escalar nesse costão é o visual durante toda a escalada.
A principal escalada que queríamos fazer nessa viagem deixamos pro sábado que estaríamos mais descansados, Oswaldo Pereira (4° VIsup E1/E2 D3 – 495metros) no Alto Mourão também conhecido como Pedra do Elefante, linda escalada com 10 cordadas, via clássica da região, visual fantástico, mesmo não sendo uma graduação elevada não é uma escalada de graça.
Depois de quase 6 horas de escalada chegamos ao cume do Alto Mourão, fizemos a descida pela trilha que apesar de ser bem mais longe pois o final da trilha fica em outro bairro do que subimos foi bem mais seguro do que rapelar.
Já que não temos muito tempo para fazer viagens longas devido ao trabalho, a melhor alternativa é fazer esses bate volta no Rio nem que seja pra fazer uma escalada.
Domingo pegamos a estrada cedo para tentar chegar antes das 8 da noite em casa. Valeu a parceria Juliano, final de semana tesão Pia.
.