Cantagalo – Via A Soma de Todos os Medos
Já fazia algum tempo que eu e o Juliano estudávamos essa escalada , no dia anterior chegamos até a base da via pra não perder tempo quando fôssemos entrar nela de verdade.
Estávamos hospedados em Teresópolis e saímos de madrugada para o Cantagalo em Petrópolis.
Era 5:50 e o Juliano já estava começando a escalar. A primeira enfiada era pra ser bem tranquila, mas não foi o que pareceu pra mim que estava na segue e muito menos pro Juliano que estava guiando.
A via “A Soma de Todos os Medos” D4 5° VI+ A0 E3 840 metros com 14 enfiadas era a escalada principal da nossa viagem, mas na oitava enfiada eu e o Juliano conversamos e achamos melhor baixar daquele ponto, sabíamos que o rapel não seria fácil pois a via até aquela altura era praticamente inteira na diagonal mas mesmo assim achamos melhor baixar.
Foram +- 5 horas de escalada, lances bonitos e delicados só que parecia que estávamos escalando no limite o tempo todo, o grau sugerido para nós não condizia com a realidade mas como é complicado esse tipo de avaliação achamos melhor descer, pois tem dias que não estamos pra escalada.
O rapel apesar de ser tenso transcorreu sem problemas, não descemos super felizes, mas sabíamos que tinha sido uma decisão correta. Ficamos sabendo três semanas após a nossa escalada que quatro enfiadas a mais da onde tínhamos retornado da via, tinha uma colmeia agitada, acho que realmente foi uma decisão assertiva mesmo sem saber, levando em conta que o Juliano é alérgico a abelhas.
Linda escalada, ótima parceria e sincronismo com o Juliano, mas vai ficar para próxima.
Boa tarde Natan, legal vcs terem entrada na Via, espero que voltem para terminar. Foi um prazer conhecer vcs nos 3 picos, vou mandar uma cópia do croqui para vc fazer sugestão na classificação. Abraços Alex Ribeiro
Grande Alex,
Parabéns pela via, gostamos muito e já estamos programando o retorno para Petropolis para encarar essa escalada novamente.
Esperamos te encontrar em Curitiba também, quando vier por essas bandas avise que faremos questão de te acompanhar.
Um forte abraço.
Fala Natan!
Então, to querendo entrar na soma… como vc soube da colmeia? To querendo descobrir se alguem repetiu a via recentemente e sabe se ainda tá rolando essa colmeia la…
Abs!
Blz Mauro,
Fiquei sabendo sobre a colmeia em alguma lista de escalada que não me lembro qual agora.
Tenta entrar em contato com o Alex Ribeiro, é o conquistador da via e acredito que talvez ele possa ter informações mais atualizadas. Vc pode encontrar ele no meu facebook.
Um forte abraço e boa escalda!!!
Fala galera, tava dando uma pesquisada para ver se achava o croqui da soma e bati aqui.
A Via tem tido algumas repetições, hoje mesmo tem 4 paulistas nela, e eu estou acompanhando aquele do meu sítio que fica bem próximo da parede.
Não houve mais relatos de abelhas na via.
Estamos aqui aguardando o retorno de vcs para terminarem.
Um grande abraço.