Primeira de 2016 – Pancas-ES
Pancas era um lugar que a muito tempo eu queria conhecer. Eu já imaginava que seria o lugar que eu me apaixonaria devido ao estilo de escalada, grandes paredes.
Na estrada já comecei a babar, uma montanha mais bonita que outra, paredes e paredes que não acabavam mais.
Por indicação do Anderson Cunha (Coelho), ficamos no Camping Céu Encantado do Fabinho. Lugar muito tranquilo com uma boa estrutura e uma excelente hospitalidade do Fábio e da sua mãe Dona Joana.
O Fabinho é o cara para passar informação das vias que tem na região, e por sugestão dele a primeira escalada em Pancas seria a “Boas Vindas”.
Essa escalada fica atrás da casa do Fabinho, deve dar uns 15 minutos de caminhada até a base da via.
A Boas Vindas é uma via de 8 enfiadas, 4° IV E2 D2 460 metros na Pedra do Camelo, escalada de aderência sem se preocupar com orientação, sempre dá para ver a próxima chapa.
Escalada fluiu tranquila, em vários trechos eu e a Michelle escalamos em simultâneo para ganhar tempo.
A única parte chata dessa escalada é o rapel, descida demorada e entediante, mas na hora do almoço já estávamos de volta no camping.
Depois do almoço e ainda na pilha de escalar escolhemos uma outra via que fica bem próximo do camping, “Amigo Imaginário”.
Essa via tem 5 enfiadas, 3°IV E2 D1 265 m e fica na Pedra da Boca. Não é uma via difícil, mas não tem uma linha obvia, as proteções são um pouco estranhas, se vc cair chegando próximo a terça proteção provavelmente vc vai cair no chão.
Eu e a Michelle terminamos a escalada já no final da tarde. O primeiro rapel já tivemos que fazer com as lanternas acessas.
A noite bem estrelada compensou o empenho de rapelar a noite.
Primeira escalada do ano, ótimo lugar e excelente companhia.
Se o resto do ano for assim esse ano promete.
Natan, o nome do Camping é Cantinho do Céu…
Boa Redi,
Valeu