A procura da parede do Pico X
Já fazia algum tempo que o meu amigo Jefferson Bellenda estava me convidando para explorar a região do Pico X e ver a possibilidade de montar uma via de escalada em uma das paredes da montanha.
Jefferson me relatou que já havia tentado por três vezes chegar a parede que fica no meio da floresta, mas todas as tentativas sem sucesso.
Nesse sábado tinha a festa de aniversário de um ano da filha do Xandão e praticamente todos do Nas Nuvens Montanhismo estariam presente, como a galera já sabe que eu não sou muito afim de aniversário de criança acabei dando o balão.
Um cara bom pra me acompanhar nesse vara mato era o Julio Fiori, não precisou pedir duas vezes pra ele aceitar o convite.
Sábado por volta das 10 horas da manhã estávamos começando nossa caminhada. A trilha segue muito boa na primeira 1:30 até cruzarmos com um vale.
Esse vale na verdade é um rio que desaparece quando chega próximo a trilha.
A subida do rio deve ter durado 1 hora mais ou menos até uma pequena queda de água onde era nossa referência para entrar na mata e tentar chegar na base da parede.
Fazia muito tempo que eu não andava em um vale tão ruim quanto esse, já no caminho fiquei imaginando essa caminhada com equipamentos para a abertura da via, não vai ser nada fácil.
Quando paramos para se arrumar antes de começar a varar mato fomos atacados por uma nuvem de mosquitos, era praticamente impossível ficar ali parado. As pernas e os braços estavam tomados de mosquitos picando, parecia que não tinha mais espaço livre pra eles picarem.
Saímos meio que correndo de perto do rio subindo em direção ao Pico X.
Subimos varando mato até 720 metros do nível do mar, desse ponto caminhamos a direita em curva de nível para tentar encontrar a parede que víamos lá de baixo.
Em 1 hora de caminhada rasgando a floresta encontramos a parede que procurávamos.
Chegamos no paredão a uns 30 metros de altura da base da parede, com todo cuidado déssemos margeando a parede e verificando se realmente era possível abrir uma via de escalada ali.
O paredão deve dar mais de 100 metros de escalada, a ideia é abrir uma rota até o cume do Pico X, juntando essa parede e mais outras duas que estão na sequência dessa linha acreditamos que vamos conseguir chegar no cume.
Da base da parede descemos abrindo trilha e sinalizando o caminho, para que a próxima investida já de para trazer tudo que precisa para abrir a via.
Apesar do dia cansativo e dos ataques dos mosquitos, a caminhada foi muito divertida e gratificante. Fiori já é um grande parceiro para montanha e o Jefferson uma pessoa muito empolgada e divertida para entrar nas roubadas.