Salinas – RJ – Pico Maior – Via Leste
Se tem um lugar que eu gostaria que estivesse no quintal de casa era Salinas, imagine só, o Marumbi aonde ele está com toda nossa Serra do Mar, ali prós lados de Almirante Tamandaré seria Salinas e no lugar de Matinhos no litoral poderia ser Itacoatiara, acho que pra mim não faltaria mais nada rsrs.
Mas voltando a realidade a única forma de escalar em Salinas é viajando 1000 km até o Refúgio do Mascarim no pé dos Três Picos, viajem cansativa e longa pra se fazer de carro.
Não tínhamos muito tempo pra ficar em Salinas, era um dia de escalada no Pico Maior pra fazer a Leste e teríamos mais um para dar uma escaladinha mais tranquila antes de voltar para casa.
O Juliano e o Xandão estavam muito na fissura de fazer a Leste, 16 enfiadas em umas das paredes mais bonitas que já escalei.
Subi o Pico Maior a primeira vez em 2012 se não me engano, meu companheiro de cordada foi meu grande amigo Otaviano, era a primeira vez que entrávamos em uma via tão longa assim.
A escalada com a Piazada correu como o planejado, revessávamos na guiada, sem presa mais também agilizando ao máximo pois são 700 metros de parede fora o rapel que demora um bocado se escolher a Silvio Mendes.
No cume a melhor hora foi poder tirar a sapatilha e colocar um calçado confortável.
Em quanto descansava e fotografava vi a chuva passar muito perto do Pico Maior, tanto ao leste quanto a oeste, uma mega nuvem carregada despencando água que por muito pouco não pegou a gente.
A descida foi muito agilizada, em quanto um rapelava o outro já ia montando o próximo rapel e assim conseguimos vencer os doze rapeis bem mais rápido do que tínhamos planejado.
Depois de uma caminhada do colo entre o Pico Maior e o Capacete chegamos no camping do Mascarin pra tomar uma gelada e comemorar o ótimo dia de escalada que tivemos.
Via linda, lugar fantástico com a grande companhia dos meus parceiros Juliano e Xandão.
Vida longa ao Nas Nuvens Montanhismo!!!!!!!