Baú – Via Elektra e Via Peter Pan
No dia que fui conhecer a Casa de Pedra em São Paulo conheci o Rau, escalador Paulista que também gosta de escalar tradicional.
Ficamos de marcar uma escalada juntos quando eu fosse pra Pedra do Baú, e não demorou muito pra essa escalada sair.
Nesse sábado marcamos de se encontrar em São Bento do Sapucai, como era a primeira vez que estávamos escalando juntos na rocha escolhemos fazer alguma via mais tranquila e não tão comprometida.
As vias da Ana Chata era o lugar certo para o tipo de escalada que a gente procurava.
A primeira via do dia foi a Elektra, escalada gostosa de fazer, 6 enfiadas divertidas e uma delas inteira em móvel.
Chegando no cume encontrei o Betinho, parceiro que conheci através do Japonês, os dois são sócios em um ginásio de escalada bem bacana em São José dos Campos. Um bate papo rápido com a galera do Betinho e começamos a descida para retornar até a base da parede para fazer mais uma via.
A outra via foi a clássica Peter Pan, escalada que todos indicam para os iniciantes fazerem, eu particularmente não recomendaria essa via para completos novatos, o grau de dificuldade concordo que é baixo, mas a exposição da via pra quem não está acostumado com certeza pode abalar bastante, fora que a primeira proteção fica bem alta não dando chance para erros.
A escalada com o Rau nessa segunda via fluiu que foi uma beleza, no cume da Ana Chata pela segunda vez no dia aproveitamos para tirar algumas fotos e comer alguma coisa antes do retorno.
Na trilha logo quando saímos do cume encontramos um casal descendo, logo que passamos por eles achei melhor perguntar se tinham lanterna, já era umas 5:20 da tarde e em 20 minutos estaria tudo escuro.
O casal respondeu que estava sem lanterna e o carro deles estava no estacionamento do Bauzinho, imediatamente avisei que a única alternativa que eles tinham era descer comigo e com o Rau até o estacionamento da Ana Chata se não quisessem dormir no mato, principalmente com o frio que estava fazendo.
Descemos até o carro bem de vagar, a menina estava muito cansada e precisou de ajuda para em vários trechos da caminhada.
No estacionamento me despedi do companheiro Rau que foi muito parceiro nesse dia e também do casal que resgatamos.
Valeu pela escada Rau, espero poder repetir a dose!!!!!