Via dos Italianos e CEPI
Eu tinha poucas horas para fazer alguma coisa no Rio antes de pegar a estrada para Curitiba, não dava para escalar nada demorado e nem com acesso complicadol.
Como a Michelle não tinha escalado a Via dos Italianos no Pão de Açucar, uma das vias clássicas do Rio de Janeiro, essa seria uma ótima opção para aquela manhã.
As 7 da manhã começamos a caminhada até a base da via, levamos uns 20 minutos para chegar na parede. Mesmo chegando cedo já tinha 2 duplas na nossa frente, só restava esperar as duplas avançarem um pouco para entrarmos na via também.
Enquanto esperava na base da via encontramos dois escaladores que se preparavam para entrar na via Cavalo Louco, essa paralela a via que faríamos.
Batendo papo com os dois escaladores, Adilio Santos e Guilherme Quiterio, descobri que o Adilio era de Curitiba, ai foi só conversa com os dois figuraças.
Adilio puxou a primeira enfiada da Cavalo Louco, fiquei observando como era a via, pois essa é uma das que quero entrar em uma próxima oportunidade, sei que a via não é fácil, mas vi os dois mandarem muito bem na escalada.
Os dois casais que estavam na nossa frente decidiram rapelar quando chegaram na segunda parada da Italianos, pela demora só consegui entrar na via com a Michelle já era 9 horas da manhã, se já estava apertado o tempo imagine agora.
Ajudou muito o beta do Adilio de para fazer a Italianos em duas enfiadas, pois no croqui e pra quem não conhece direito a via, geralmente é feita em 3 enfiadas. Da primeira parada dá para esticar 60 metros até o final da Italianos.
Eu e a Michelle escalamos o mais rápido que podíamos, estávamos atrasados, e tinha umas 6 pessoas na fila para entrar na via também.
Durante nossa escalada, a dupla da via ao lado tiraram várias fotos que ficaram muito boas do ângulo que eles tinham da gente.
Chegando no final da Italianos, o mais rápido para sair dali era pela via ferrata CEPI, uma linha de cabos de aço que leva até o cume do Pão de Açúcar.
Levamos 2 horas para escalar as duas vias e sair no cume. A vontade era ir para outro setor e passar o dia todo escalando, mas infelizmente era domingo e tínhamos 900 km de estrada pela frente.
Valeu pela parceria novamente Michelle, Adilio e Guilherme, valeu pelo bate papo, fotos e betas, espero escalar com vcs em uma próxima oportunidade!!!!
Estarei no Rio de 5a 7/12,e gostaria de fazer uma escalada , como faço para entrar em contato . É minha primeira vez.
Olá Maria,
Não trabalho como guia de montanha e nem escalada. Sou apenas montanhista, tenho isso como hobby e não como trabalho.
Uma pessoa bem confiável que posso te indicar no Rio de Janeiro é o Flavio Daflon da Companhia de Escalada. Tenho certeza que ele vai poder te ajudar.
Boa escalada Maria.