Via V de Vingança – Baú – SP
Nesse final de semana rolou o Mountain Festival em São Bento do Sapucaí, uma boa oportunidade de participar de um evento bacana, escalar e de quebra comemorar meu aniversário.
Sábado cedo eu a Michelle e o Juliano tocamos pro Bauzinho para escalar mais uma das 50 vias clássicas, V de Vingança 5° VIIa E2 D2, 245m, acredito que uma das vias mais procuradas da região.
Em uma outra ocasião me bati bastante para encontrar a base dessa via, com o descritivo do guia do Daflon foi muito fácil chegar ao nosso destino.
Uns 20 minutos de caminhada do estacionamento até a base da via, o diedro do início é inconfundível para achar a escalada.
Céu azul mais o calor prometia judiar um pouco para quem estivesse na parede exposto ao sol.
A primeira enfiada da via é a mais bonita, um diedro em móvel com lances bem divertidos de fazer. Juliano veio de segundo e logo em seguida a Michelle subiu limpando a parede.
Embalada a Michelle já tocou a segunda enfiada da via e assim fomos revezando as próximas enfiadas.
O crux de 7a tomou um pouco nosso tempo, lance de reglete que levamos um tempinho para entender a dinâmica do movimento e chegar na parada. Uma boa dica é depois que passar o crux antes de ir para a parada que está a sua direita, vc vai ver a primeira chapa da próxima enfiada, costure nessa chapa e depois vá para parada que está um pouco mais abaixo, com isso vc vai evitar do participante pendular muito caso ele cai no crux.
A penúltima enfiada que ficou na minha para guiar também foi uma das mais legais de fazer. Acabei dando sorte pegando as duas melhores cordadas para guiar.
Escalando cada um de uma vez acabou demorando um pouco mais do que a gente imaginava para finalizar a via que sai no cume do Bauzinho, fora o calor que estava desgastando bastante durante a escalada.
É meio estranho chegar no cume de uma montanha depois de uma escalada bem trabalhada e ver uma galera de turistas em cima da montanha.
A facilidade de chegar no cume do Bauzinho saindo do estacionamento deve dar no máximo uns 10 minutos caminhando. Ta aí o motivo de ter tanta gente no cume.
Pra mim foi um dia perfeito para comemorar meu aniversário, céu azul, visual fantástico, escalei uma das vias clássicas do complexo do Baú na companhia da minha esposa e meu grande parceiro de escalada Juliano.
Depois era só aproveitar a festa do Mountain Festival que teria na praça da cidade. Não é todo dia que fazemos 36 anos, então temos que aproveitar e celebrar ao máximo que podemos fazendo o que gastamos e com as pessoas que amamos!!!!