Pedra Azul – ES
Pedra Azul, umas das montanhas mais bonitas do Espirito Santo que ficou 19 anos fechada para visitação. Em 2016 o Parque Pedra Azul abriu suas portas para o publico novamente, e com um ótimo trabalho da ACE (Associação Capixaba de Escalada), de articulação com o parque e regrampeação da via, os escaladores agora podem voltar a escalar nessa linda montanha. Depois me perguntam o que as associações, clubes, federações e confederações fazem rsrs
A região em torno a Pedra Azul não tem muito a cara de escaladores, tudo caro e muito requintado, muito bonito o lugar, mais altamente turístico com um padrão elevado.
Ficamos em um camping que fica no pé da montanha, Eco Parque é o nome do lugar. Como chegamos final da tarde, arrumamos os equipamentos para o dia seguinte e saímos na difícil tarefa de achar algum lugar mais simples para comer.
Acordamos pela manhã com um dia perfeito para escalar. Tomamos café e seguimos de carro até a entrada do parque que não chega dar 2 km do camping. Da para deixar o carro na entrada do parque sem problemas, e desse ponto caminhar até a sede do parque que fica 800 metros acima da entrada do parque da Pedra Azul.
Importante saber que pelo menos com um dia de antecedência é necessário entrar no site (iema.es.gov.br/PEPAZ) do parque e preencher a ficha de interesse em escalada na Pedra Azul, mais tarde vão te responder por mail sobre a liberação, é bem tranquilo de fazer. Na sede do parque é necessário apenas assinar um termo de responsabilidade.
A caminhada até a base da via não tem segredo e leva em torno de 1 hora mais ou menos.
Toda a via é bem tranquila de subir, tudo muito bem protegido, chapas novas, escalada fácil e orientação é mais fácil ainda. Para subir a Pedra Azul precisa apenas ter uma noção básica de escalada e procedimentos de segurança.
Subimos toda via com a maior tranquilidade e calma, não tínhamos pressa de nada e estávamos sozinhos na montanha. O negocio foi fazer uma “escalada de namorados”.
A descida foi bem rápida, levamos em torno de 1 hora e meia do cume até a sede do parque.
A montanha e as piscinas naturais do parque é um lugar que vale a pena conhecer, lugar para passar o dia, passear com a esposa(o), e aproveitar subir uma montanha que ficou quase 2 décadas fechada.
Como finalizamos cedo nossa escalada, resolvemos seguir para Pancas, lá sim é uma cidade mais a nossa cara rsrsrs.
Valeu pelo passeio Michelle!!!!
Legal ler o relato! Sempre é bom ter um feedback da galera de fora. Apareça mais vezes! Abs