Travessia dos Capivaris
A Luciana fazia um tempinho que estava me convidando para fazer a travessia dos Capivaris e eu só enrolando, esse sábado caiu como uma luva essa caminhada, e logo cedo, talvez não tão cedo assim estávamos deixando um dos carros no estacionamento do Capivari Mirim para quando retornássemos. O que deixou a gente meio desanimado foi a informação que a mulher do estacionamento nos deu, “a estrada que leva até as antenas do Capivari Maior não dá para subir! A última chuva deixou a estrada bem ruim para subir de carro baixo.”, agradeci a informação, deixei um dos carros e seguimos eu a Luciana para a estrada.
Não tinha muito o que fazer, íamos tentar subir o máximo que conseguisse com o carro e depois caminhar. O que não imaginava era que a estrada estava ruim logo no começo, ainda bem que tinha um estacionamento improvisado pelos moradores que ajudou bastante para não deixar o carro largado na beira da estradinha.
Enquanto arrumava as coisas antes de começar a caminhar chegou um outro carro no estacionamento, por coincidência eram amigos da Luciana. Subimos juntos todo o percurso até o cume do Capivari Grande. Às 2:30 h foram o suficiente para subir bem tranquilo toda a estradinha e a trilha até o cume.
Calor e o tempo meio esquisito não tirou a nossa animação de continuar nossa caminhada. Se despedimos dos amigos que voltariam dali e continuei a trilha com a Luciana, agora em direção ao cume do Capivari Médio.
A trilha estava bem nítida e fitada em vários pontos. Apesar de aberta, havia vários trechos que pareciam ter sido abertos a pouco tempo. Em um pequeno trecho se batemos um pouco para encontrar a trilha principal, sem visual ou qualquer coisa que ajudasse na orientação o negócio foi “bater” mato até achar a trilha correta.
Fazia muitos anos que eu não andava por aquelas bandas, me lembrava vagamente do cume … pra dizer a verdade não lembrava de nada do cume. A última vez que passei por essa montanha já fazia uns 15 anos e, quando passei o tempo também estava fechado.
Depois de 3:40 de caminhada bem tranquila e aproveitando a montanha chegamos ao cume do Capivari Médio, eu já estava estranhando a demora de chegar, ou a caminhada é longuinha ou eu estava preguiçoso das pernas.
No cume deu para ver melhor o Capivari Grande e o Mirim. O Mirim na verdade estava “logo ali”.
A descida até nosso próximo cume foi muito rápido, realmente acho que na próxima vez que tentar o Médio vou vir do Mirim mesmo … rsrsrs
No cume da nossa última montanha o tempo colaborou, um final de tarde muito bonito.
Descemos o Capivari Mirim no “trote”, o sol estava indo embora e ainda queríamos fazer o resgate do outro carro ainda de dia.
Caminhada bem divertida e com um belo visual, dessa vez não vou levar mais quinze anos para refazer essa travessia … assim espero.