Canaleta Joinville – Pedra do Camelo – Pancas-ES
O tempo é sempre nosso inimigo na montanha, como as horas passam rápido quando estamos escalando.
Eu tinha apenas o período da manhã para escalar, nossas opções de escaladas estavam muito limitadas. Tinha que ser alguma via em torno do camping e que não estivesse molhada. As vias da Pedra do Jacaré estavam todas com o topo molhadas. As escaladas que eu ainda não tinha feito na Pedra do Camelo eram duas, e uma delas, a Super Canaleta estava molhada, nossa única opção era a Canaleta Joinville.
Essa via fica a uns 30 minutos do camping na extrema direita da Pedra do Camelo, a penúltima via dessa parede. Da base quase não dá para enxergar o primeiro grampo, precisa subir um pouco pela rampa para avista-la.
A Canaleta Joinville 3° V E2 D1 315 metros tem 6 enfiadas, uma via com lances um pouco mais delicados que as outras canaletas dessa montanha.
Apesar da chuva na noite passada a via estava bem seca, um buraco ou outro ainda estava molhado, mas nada que atrapalhasse a nossa subida.
O crux da via que fica na 4° enfiada estava bem sujo, um pouco exposto mais com uma queda limpa caso não conseguisse mandar o lance.
Escalada bem divertida e gostosa de fazer. No final da via, na última parada que fica quase que dentro do mato, tem um barreiro enorme, e devido à chuva o lugar estava tomado pelo barro, tirando isso a via é muito bacana.
Na descida o principal assunto era o almoço, uma comida caseira deliciosa que a Dona Joana estava preparando com todo carinho para nós. Dona Joana, figura fantástica, é a mãe do Fabinho, proprietário do camping Cantinho do Céu onde sempre ficamos hospedados, voltar para Curitiba sem apreciar a comida da Dona Joana não é um a opção.