Via Brumas do Valão – Marumbi – PR
Juliano, meu grande parceiro de escalada estava bem louco para escalar no Marumbi, pela correria insana do meu trabalho nos últimos dias, avisei há ele que era parceiro para escalar mais que ele escolhesse a via e programasse toda a logística, fui saber como seria e o que escalaria um dia antes da empreitada.
Brumas do Valão, via com duas enfiadas cravada no meio do Vale das Catedrais na parede da Torre dos Sinos. O melhor acesso é subir a trilha Noroeste sentido Ponta do Tigre, quando estiver subindo o Vale dos Perdidos e quase encostar na Torre dos Sinos vai ter uma entrada a direita, o final da caminhada vai dar bem no colo entre o Abrolhos e a Torre dos Sinos, desse ponto até a base das vias é preciso rapelar, tem corda fixa do colo até a base da via.
No vale encontramos uma turma com o Chiquinho abrindo novas vias, o casal Tomy e Flora que também estavam nesse grupo nos orientaram onde começava a escalada.
Juliano puxou a primeira enfiada, orientação tranquila mais uma via pra fazer força.
Entrei de segundo e chegando na parada já me aprontei para guiar a segunda enfiada, o casal na via ao lado passava os betas da via, sempre depois de alguns movimentos no perrengue tem uma agarra boa para te aliviar um pouco.
Depois de 50 minutos de escalada eu e o Juliano finalizamos a via que queríamos, rapelamos até a base para se aprontar e voltar para vila.
A saída desse lugar também não é tão simples, dois rapeis para chegar no Vale da Oeste e mais uma hora se não me engano para chegar na Vila do Marumbi.
Escalada tesão em um lugar fantástico, vale a pena conhecer!!!!
Li alguns relatos seus sobre o Marumbi e tenho que dizer… Tô me segurando pra não partir agora! Que lugar mágico! Esse Desfiladeiro da Catedral então… Coisa de outro mundo!
Só uma pergunta… Esse último rapel termina próximo a base da via Passagem Oeste? E pra acessar por baixo, tem como dar algum beta da caminhada?