Diretíssima do Abrolhos – Uma das clássicas do Marumbi
“A PRIMEIRA DIRETÍSSIMA EM PAREDE DO ABROLHO.
Partindo da Estação Marumbi em 24 de março de 1962, Estaca e Caladinho completam o Paredão Predo, ultrapassam o primeiro degrau do Abrolhos e estudam o segundo. O mau tempo recomenda descer. Retornam em 1 de abril, agora com o Vespa e Tarzan.
Vencido o Paredão Preto, ultrapassaram um pequeno teto, do qual Caladinho despencou. Vespa, que lhe dava segurança, ao receber o estirão da corda de nylon, literalmente decolou, dada a diferença de seus pesos. Seu vôo ficou limitado ao cabo de auto-segurança.
Atravessaram em seguida o primeiro degrau, percorreram a vegetação, a parede do segundo degrau e, novamente em vegetação, atingiram o Parque do Lineu. Daí em diante, escalaram o Enferrujado, concluindo a primeira escalada diretíssima do Abrolhos.”
Trecho do livro As montanhas do Marumbi de Nelson Luiz Penteado Alves, Editora Farofa, 2008.
Inspirado na conquista dos pioneiros planejamos realizar uma repetição da Diretíssima do Abrolhos,um projeto que estávamos namorando a tempo, porém buscando linhas modernas, escalando em livre.
Nosso plano era escalar a via Cristal Negro, varar mato até o segundo degrau, escalar em móvel a via Viagem a Ixtlan, varar mato novamente até o Parque do Lineu onde entraríamos na Chaminé do Gavião e alcançaríamos o platô da Vitória pela recente via Beirando o Abismo do Waldemar.
Seguimos na sexta feira no final do dia para o Marumbi, névoa densa, tempo ruim, até que começou uma chuva fina que foi parar por volta das 03:00.
Sem tempo para lamentos e focados na escalada acordamos cedo para tomar café, pegamos os equipos e seguimos rumo ao Paredão Preto. Quase chegando na base da via encontramos 2 escaladores perdidos tentando achar a mesma via que entraríamos, por coincidência a dupla de Ponta Grossa também tinham a intenção de fazer a Diretíssima do Abrolhos.
As 08:00 iniciamos a escalada da Cristal Negro, sem ter toda aquela aderência que precisávamos na rocha conseguimos progredir na parede. No final da terceira enfiada foi o lance mais tenso pois a saída para o mato estava totalmente molhada e escorregadia, desse ponto já não conseguimos saber se a dupla que vinha atrás continuaria seu projeto.
Sem achar nenhum rastro seguimos varando mato até o segundo degrau, onde depois de muito trabalho encontramos a base da via Viagem a Ixtlan. lindos lances de oposição em diedro protegido em móvel na primeira enviada e uma transversal um tanto suja na segunda para então entramos novamente no vara mato rumo ao Parque do Lineu.
Por volta das 14:00 estávamos na base da Chaminé do Gavião. Cansados subimos a chaminé e seguimos pela fenda horizontal até chegar na base da via Beirando o Abismo, onde suas 3 enfiadas nos levaram até o platô da Vitoria. O cume estava próximo e seguimos buscando passagem pelos trepa pedras até atingir as 17:00 o cume do Abrolhos.
Após 09 horas de escalada e vara mato repetimos a Diretíssima do Abrolhos, escalada intensa com o verdadeiro DNA Marumbino. Escalar leve, rápido e de forma integrada são imprescindíveis.
Show piazada…
Daee, Por sinal, era eu e um amigo (os 2 escaladores) concluímos a cristal negro mas não encontramos caminho para a viagem extlan, rapelamos a cristal negro e retornamos ao acampamento!
Esbarramos na logística muito peso na mochila, não conseguíamos escalar, tínhamos que ancorar as mochilas escalar e voltar buscar, demoramos em torno de 4horas por causa do peso . aff, valeu,parabéns a vocês , nós ainda não desistimos. (comeback)
Boa Luis,
Empreitadas assim algumas vezes não é de primeira que conseguimos, mudando um pouco a estrategia tenho certeza que vcs vão conseguir. Espero que os betas que demos tenha ajudado um pouco.
Boa sorte Piazada!!!!
Sim, foi de grande valia, bons ventos!
Sou fã desses cara!!! Toppppp 💪🏻💪🏻💪🏻