Enferrujados com elas

Enferrujados com elas

18 de julho de 2021 0 Por Natan

Venho ensinando a Luciana e a Luiza sobre escalada da forma que eu sei repassar a informação, na prática. O curso de escalada que o Adriano Cruel ministrou recentemente no Clube União Marumbinismo e Escalada, ajudou em muito entenderem melhor os procedimentos de segurança e técnicas de escalada.

Com uma base mais solida, queria que as duas tivessem a experiencia com a escalada em artificial e a sensação do que é estar pendurada a muitos metros do chão. A Enferrujados atenderia a todas essas expectativas, sendo uma via relativamente segura, fora o visual fantástico do Parque do Lineu.

Subimos logo cedo para a empreitada com um dia muito bonito. A única coisa que me deixou com um certo receio era o vento forte soprando no setor, isso com certeza prejudicaria a comunicação na escalada fora a apimentada que daria durante a subida da parede.

Guiei o negativo até a parada nova que fica no final do artificial, dali eu conseguia visualizar as meninas subindo e me comunicar mais facilidade.

Apesar de já ter explicado todo o procedimento antes mesmo de subir, repassei novamente o passo a passo da escalada. A Luiza foi por primeiro, se bateu nos primeiros três grampos, mas logo pegou a dinâmica da subida e subiu como já tivesse feito aquilo outras vezes. Na parada, ficou muito mais a vontade do que eu imaginava, apesar da sensação de altura e o vento forte.

Luciana seguiu a mesma linha, se bateu um pouco nos primeiros metros e depois entendeu bem a dinâmica da escalada em artificial. Quando a Luciana chegou na parada a situação estava bem desconfortável. Eu não sentia mas os dedos dos pés devido ao frio, a Luiza toda encolhida tentando se aquecer da forma que dava enquanto eu tentava arrumar as cordas para o rapel sem deixar o vento levar as pontas para longe.

A Luciana foi a última a chegar, mas a primeira a fazer o rapel. Essa descida da Enferrujados é meio cabreira para mim, ficar pendurado no vazio não é um sentimento muito confortável enquanto o vento faz vc rodopiar. Luiza desse dura, quase sem olhar para baixo, também devia estar receosa com a descida.

Escaladores e corda no chão, tudo certo. Dava para ver na cara das duas a satisfação e alegria de ter escalado uma parte da Enferrujados, uma das vias mais clássicas do Marumbi.

Entrando na Enferrujado

Bora escalar …

Luiza escalando

Escalada em artificial

Luiza

Eu e a Luiza na parada da Enferrujado

 

Luciana escalando

Vacilei e tirei um file do dedo

Quase chegando na parada

Trio pendurado nas paredes do Marumbi

Luciana abrindo o rapel

Rapel significa ir embora e isso nem sempre é o desejado

Marumbi