Via Vaca Preta e Fissura do Arame – Marumbi

Via Vaca Preta e Fissura do Arame – Marumbi

20 de agosto de 2022 0 Por Natan

Era para ser um dia bonito de céu azul, mas acordei no Marumbi com um tempo nada animador.
Estávamos em 3 duplas para escalar no Parque do Lineu, cada dupla de escalador independente com seu próprio equipamento.
Sugeri para o Marcelo (Capitão) Correia para começar pelo Setor da Vaca Preta que fica um pouco antes de chegar no Parque do Lineu.
Na subida ficamos na dúvida se continuaríamos ou não, uma garoa e o tempo fechando com cara de chuva, estava tirando nossas esperanças de conseguir escalar alguma coisa.
Chegando no setor dei uma avaliada se a linha da via estava em condições de subir. Aparentemente sem nenhum escorrido de agua que atrapalhasse, pelo menos até onde eu conseguia enxergar.

Entrei na via Vaca Preta 6sup – 45m, podendo entrar com uma corda de 60 metros para rapelar. Via com um início vertical meio delicada. A rocha não estava com uma aderência boa e o frio intenso deixava os dedos da mão sem sensibilidade para sentir firmeza em pegar nas agarras menores.
A trancos e barrancos fui ganhando altura sempre com a sensação que estava prestes a cair. Um lance de entalamento de meio corpo quase no final, da mais uma apimentada na via, depois, mais alguns movimentos na aderência para chegar na parada.
Logo em seguida Capitão escalou na garoa. Reclamou uma hora ou outra da aderência que estava uma merda, mas logo estava comigo na parada para dividir um café que levou.
Terminando de guardar todo material seguimos pela trilha até o Parque do Lineu para encontrar os amigos. Logo que chegamos no setor já deu para avistar todo mundo na via Morcego. Índio lá em cima dando segue, Ruy escalando e na base Iury e Oliver esperando para subir.
Se eu quisesse entrar na via, ia ter que esperar um bom tempo até chegar minha vez.
No lado esquerdo da via Morcego tinha uma outra via que ainda não tinha entrado. Fissura do Arame, via com 25 metros graduada em 7c A0.
Sem me enrolar muito antes que o tempo piorasse, me encordei e comecei a escalar. Primeira chapa longe e exposta, mas amenizei um pouco laçando um bico de pedra até entrar na fissura. Fissura apertada e difícil. Tentei várias posições para se encaixar e ganhar altura, mas so depois fui perceber que o lance era em A0. No final da fissura a linha da via segue pela direita em movimentos mais fáceis e bem protegidos até a parada da via Morcego, que quando cheguei, já tinha 4 cabeças pendurados ali fazendo esporro.
Cheguei só para incomodar mesmo, tirar um sarro, contar umas piadas e atrapalhar a organização de equipamentos da Piazada.
Rapelei limpando as costuras que usei enquanto guiava e logo estava arrumando a mochila para baixar.
Durante todo o dia as condições climáticas só foi piorando, mas para quem achou que não ia escalar nada, duas vias no Parque do Lineu já estava mais que no lucro.

Via Vaca Preta

Natan e Marcelo Capitão na base da Via Vaca Preta

Capitão na via Vaca Preta

Tempo cagado no Marumbi

Sofrendo um pouco na fenda da via

Parada da Via Vaca Preta

Rapelando …

Via Fissura do Arame

Pendurados na parada.
Rui, Iury, Natan, Oliver e Índio

Para finalizar o final de semana, um brinde com os amigos Leandro Bolivia e Vitamina comemorando 143 anos da conquista do Marumbi