Salinas

Salinas

30 de maio de 2013 2 Por Natan

Salinas é um ótimo lugar para  quem gosta de vias longas, o Rio de Janeiro como um todo tem muita escalada boa, o único problema e que para nós de Curitiba a viagem e bem longa, mas lá fomos nós pegar 13 horas de estrada nesse feriadão.

Quinta feira à tarde já estávamos todos instalados no camping do Refúgio República, o Mascarin, proprietário do local, pessoa fantástica e que pode ajudar muito para dicas do local.

A previsão era escalar no Capacete na sexta e o Pico Maior no sábado, tendo o domingo para retornar.

Durante a primeira noite choveu muito, então ficamos meio sem saber para onde escalar com a parede possivelmente molhada. O pessoal que estava no refugio orientou em escalar no Pontão do Sol, um dos primeiros lugares que seca depois da chuva.

Resolvemos arriscar e entrar na Via Sol Celeste, dividimos as cordadas  e passamos a tarde escalando no local.

Sábado pela manhã  o tempo ainda não estava 100%, era nosso último dia para aproveitar, então fomos até o Capacete para tentar escalar, logo quando chegamos na base das vias o tempo melhorou bastante.

Dividimos o pessoal em duas vias, Lucas, Greissy, Juliano, Josman e Ricardo entraram na via Roberta Groba. Eu, Michelle, Otaviano e Carol entramos na via Solidas Ilusões, as duas vias aproximadamente com 10 cordadas cada uma.

A escalada foi um tesão, cada cordada era diferente da outra, a 3° enfiada foi uma das melhores cordadas da via, além de ser muito bonita, quando vi o Otaviano fazendo o diedro parecia bem complicada, mas depois que entrei vi que não era um bicho de sete cabeças. Vários esticões, na saída de cada parada sempre tinha um lance um pouco mais delicado, me diverti muito com a Michelle nessa via.

A última cordada eu e a Michelle já fizemos a noite, me bati um pouco para sair no cume, mas foi tudo tranquilo apesar do nevoeiro que baixou acompanhado do frio e muito vento.

A turma que estava na via Roberta Groba teve um probleminha e demoraram um pouco mais para finalizar a escalada, enquanto isso ficamos abrigado atrás de uma pedra para se proteger do vento enquanto esperávamos, o tempo estava muito ruim, não conseguíamos ver mais que três metros a frente, então achamos melhor esperar amanhecer para rapelar.

Pela manhã bem cedo saímos à procura do rapel que seria por outra via, em três rapeis de 50 metros todos estavam no chão em segurança, nessa hora até o sol apareceu para esquentar.

Se eu pudesse passaria um mês em Salinas, tem muita coisa bacana para escalar naquela região. O camping onde ficamos, no pé do Pico Maior também foi muito bom, não se vê farofeiro por lá, a galera que fica por ali na maioria são grandes escaladores, pessoal muito bacana. Se vc ainda não conhece Salinas, faça um esforço para ir, para quem gosta da escalada tradicional o lugar é fantástico.

Salinas 001

Camping do Refúgio República

Salinas 005

Pico Maior ao fundo

Salinas 015 (2)

Nada como tomar um belo banho com as montanhas ao fundo

Salinas 024

Salinas 027

Via “Sol Celeste” no Pontão do Sol

Salinas 030

Uma dupla atrás da outra no Pontão do Sol

Salinas 035

Michelle guiando a nossa cordada

Salinas 037

Michelle guiando até a primeira parada

100_4281 (2)

Eu dando segue para Michelle

100_4287 (2)

Segunda cordada da via “Sol Celeste”

Salinas 039

Otaviano na primeira cordada da via “Solidas Ilusões”

Salinas 042

Otaviano consultando o croqui da via

Salinas 044

Salinas 052

Diedro todo protegido em movél

Salinas 053

Terceira enfiada, um dos mais bonitos da via

Salinas 058

Eu e a Michelle em alguma das paradas

Salinas 059

Salinas 060

Michelle passando o lance do diedro

SAM_1036

SAM_1045

Eu e a Michelle, foto tirada pelo Ricardo que estava na via ao lado

SAM_1047

SAM_1021

Pessoal na via “Roberta Groba”

Salinas 068

Noite cinco estrela no cume do Capacete

Salinas 069

Michelle, Carol e Greissy no cume do Capacete

Salinas 070

Final do rapel, agora só falta 1000 km para chegar em casa.
Da esquerda para direita: Otaviano, Josman, Ricardo, Juliano, Lucas e Natan.

SAM_1090

Final da caminhada já chegando no camping.