Nova via de escalada no Marumbi

Nova via de escalada no Marumbi

1 de fevereiro de 2014 0 Por Natan

O principal objetivo desse sábado no Marumbi era o Vinicius escalar chaminé como preparação para a futura subida do Dedo de Deus no Rio de Janeiro.
Fui para o Marumbi já na sexta feira no final da tarde com a Piazada, Vinicius,  Juliano,  Xandao e Magro, o Alisson chegaria sábado pela manhã para se juntar ao resto da galera.
Eu e o Vinicius entraríamos na Passagem Oeste e depois nos encontraríamos com o pessoal no Parque do Lineu, a programação era para sair as 6:00 da manhã,  mas só sei que acordei com o Alisson me chamando na cama às 8 horas.
Mesmo bem atrasados seguimos com o combinado, caminhada de 1:30 até a base da via, tive que levar 3,5 l de água, o calor estava quase insuportável.
A escalada até o Platô do Vaga-lume onde acaba a via foi bem tranqüila, passamos um certo aperto apenas na segunda cordada devido a um grande desmoronamento que cortava a linha da via, o medo era de cair alguma coisa em cima da gente enquanto fazíamos a travessia da cordada.
Chegando no Parque do Lineu, o Juliano já me avisou que o Alisson estava na primeira cordada de uma outra via com o Waldemar Niclevicz, e que era para eu entrar logo atrás para escalarmos a nova via que o Waldemar tinha aberto.  Cinco minutos após ter chego no Lineu eu estava guiando a primeira cordada, agora com o Xandao de parceiro.
Achei a via um tesão, quatro cordadas bem diferentes, chaminé, escalada em livre, trepa mato, transversal e até um lance que precisa desescalar.

1901241_423693107733962_1688986282_n

Da esquerda para direita: Magrinho, Vinicius, Juliano, Waldemar, Alisson, Xandão e eu.

A via acaba no Platô da Vitoria, vc pode sair pelo cume, rapelar com duas cordas pela Enferrujados ou rapelar com uma corda pela linha da via. Eu e o Xandao escolhemos a última opção que pode ser feita com uma corda de 70 metros. Muita atenção no primeiro rapel, a descida com uma corda de 70 metros chega no limite até a parada, lembre sempre de fazer o nó nas duas pontas, pois acredito que deva sobrar apenas um metro de corda quando chegamos na parada.
Descida tranqüila e animada ate a casa do Vita, de lá era só descer ate Prainhas pegar o carro e voltar para casa.  Tesão de sábado Piazada, precisamos voltar mais para o Marumbi.