Abertura do Setor Itapiroca
Depois de muita conversa dentro do Nas Nuvens e a compra de uma furadeira a bateria, chegou o dia de começarmos a abrir as vias do Itapiroca, ideia que surgiu no mutirão realizado em setembro.
Primeira coisa que fizemos foi dar uma arrumada na trilha que ainda estava bem fechada, também colocamos uma corda em um dos trechos que estava meio ruim de passar.
Já na base da parede, depois de muita conversa com a Piazada que estava presente escolhemos a primeira linha a ser aberta, essa levaria o nome de “10 anos”, em comemoração ao aniversário de uma década do Nas Nuvens Montanhismo.
Cada chapa batida foi debatida e analisada. Mesmo sendo mais ardido conquistar a via de baixo pra cima, tentamos imaginar o ponto de vista de quem estivesse guiando.
A idéia original para abertura dessas vias no Itapiroca é tentar passar uma experiência de transição parar outros escaladores, a transição da escalada esportiva bem protegida feita na maioria das vezes em falecias para a escalada tradicional em paredes na montanha.
É claro que esse setor não tem altura suficiente para ser uma parede tradicional, mas o conjunto como um todo pode passar uma boa idéia do que uma escalada em parede pode significar.
Caminhada longa e pesada, pois terá que levar todo o equipamento nas costas durante horas. Logística de água e comida, não tem como escalar nesse setor sem planejar o que vai levar, principalmente porque a água não fica perto da parede. Vias de aderência com pequenas agarras ou abalados em trechos mais verticais. Cuidar do tempo meteorológico, pois pode pegar uma tempestade na escalada.
São detalhes que precisam ser levados em conta para poder aproveitar ao máximo e com o mínimo de perrengue possível.
Sabíamos que um setor nesse local daria um trampo enorme, mas acho que vai valer a pena o empenho.