Via K2 – Corcovado-RJ
Não estava nos planos escalar no Rio de Janeiro nessas férias, mas poucos dias em Capitólio aproveitando sobra e água fresca acabou ficando meio monótono, ai achamos melhor passar nossos últimos dias de férias escalando na cidade maravilhosa.
Eu tinha uma pendencia com a Michelle que já fazia muito tempo que era escalar o Corcovado pela via K2 e sair nos pés do Cristo Redentor. Ela ainda não conhecia esse ponto turístico e essa era uma boa oportunidade.
A via K2 é uma escalada clássica do Rio de Janeiro, linda via com 5 enfiadas que acaba na base do Cristo Redentor e tem uma visão privilegiada da cidade. O melhor horário para fazer essa via é no período da tarde pois toda a escalada fica na sombra.
Último dia do ano e o Corcovado estava lotado de turistas. Tivemos um pouco de dificuldade para achar um lugar para deixar o carro, na verdade estacionamos 2 km para baixo da entrada do parque em uma das poucas vagas que ainda restava na estrada.
Iniciamos a caminhada na entrada do parque já era quase 1 da tarde e o calor não dava trégua. Para chegar na entrada da trilha é preciso subir 1.5 km aproximadamente e quando chegar em uma curva bem acentuada para direita como se fosse um cotovelo a trilha vai estar a esquerda margeando as paredes do Corcovado. Caminhando leva em torno de 20 minutos na estrada. A trilha segue beirando a rocha, em um determinado momento ela vira um pouco para esquerda e desce bastante fazendo um balão para direita chegando na base da via K2. A trilha é rápida e leva uns 10 minutos mais ou menos.
Um jogo de moveis do 0.5 ao 2 é o suficiente para fazer toda a escalada. Se vc não está habituado em escalar no Rio de Janeiro não confie muito em 2° e 3° grau de Carioca, a graduação é mais pesada do que outros lugares por aí. Não é uma via difícil, mas também não é de graça.
Devido a correria do trabalho eu e a Michelle não estávamos conseguindo escalar quase nada nesses últimos tempos e com isso perdemos bastante ritmo na escalada. Deu uma boa suada fazer essa via, mas o visual era um bom motivo para tocar pra cima e aproveitar aquele dia lindo. Levamos 2:30 para completar toda a escalada e chegar na base do Cristo Redentor, mesmo meio enferrujados conseguimos aproveitar bastante essa linda escalada.