Araponga
Julio Fioro é um amigo que conheço a vários anos, gosto muito de suas idéias e sua linha de raciocínio, mas infelizmente, tivemos poucas oportunidades de estarmos juntos na montanha.
O Fiori me convidou para uma caminhada no Araponga, uma montanha que já fazia algum tempo que eu queria fazer.
Araponga fica situado na Serra do Ibitiraquiri, é uma montanha bem afastada, seu acesso é bem ruim pois não existe uma trilha definida para chegar até o cume.
O cronograma desta viajem era, no primeiro dia, caminhar do Marco 22 até poucos metros do cume, o Julio lembrava que tinha um local bom para armar acampamento.
Nessa caminhada tinha bastante gente, eu, Vinicius, Xandão, Magrinho, Alisson e Juliano dos NNM, Julio Fiori, Elcio, Moises, Jorge Soto, Jurandir e Rossana.
A ideia era seguir por uma rota nova e que fosse mais curta para chegar ao cume. Infelizmente esta rota se tornou em um caminho mais longo e demorado.
Chegamos em um local ao lado do rio que parecia ser um bom lugar para acampar, como eram umas duas horas da tarde e faltava muito chão pela frente, resolvemos ficar por ali mesmo.
O Jurandir e o Elcio subiram para fazer o ataque e pernoitar lá por cima, o resto do pessoal montou acampamento ali mesmo.
No dia seguinte o Julio, Rossana e o Jorge saíram cedo em direção ao cume, não demorou muito e eles retornaram com os dois que tinham feito ataque no dia anterior. (se encontraram na decida e retornaram juntos).
No retorno, descemos pelo rio Mãe Catira, pegamos a trilha um pouco a frente da cachoeira e seguimos em direção ao Marco 22.
Não cheguei ao cume do Arapongas nesse feriado, mas a diversão que tive no acampamento com meus amigos, isso não tem preço.
Todas as fotos foram cedidas pela minha grande amiga Rossana Reis.