Serra das Canavieiras
O destino escolhido para essa caminhada foi a Serra das Canavieiras, ela fica situada ao lado direito da BR 277 Curitiba-Paranaguá. A entrada da trilha que dá acesso a várias montanhas dessa região fica no km 42 no Viaduto dos Padres ao lado de uma estradinha de terra.
A primeira montanha que queríamos chegar era o Primeiro de Maio, a trilha no inicio é um pouco confusa devido a vários caminhos secundários, depois que acerta a trilha principal fica bem mais fácil a orientação.
O dia estava muito quente, abafado e mata fechada devido a pouca freqüência de montanhistas.
Na subida quando paramos para fazer um lanche, senti um pouco de coceira na perna, quando fui dar uma olhada achei um carrapato grande próximo ao meu joelho, olhei com um pouco mais de cuidado e vi muitos carrapatos grandes, avisei o Alisson e o Vincius que imediatamente também acharam vários bichinhos grudados na perna.
Até ai estava tranqüilo, pois era só procurar bem que daria para tirar todos eles, o problema foi quando olhei minha polaina e vi vários pontinhos brancos minúsculos, tive que aproximar bem de perto para ver que estava infestado de carrapato “Estrela”, ai bateu o desânimo.
Já que estávamos ali mesmo, continuamos a caminhada rumo ao cume. A primeira montanha que fizemos foi o Primeiro de Maio, do cume conseguíamos analisar uma possível caminhada para o Pico X, de lá seguimos rumo ao cume da Toca do Doende, uma montanha pontuda que se destaca quando está descendo a serra sentido litoral.
A caminhada até a Toca do Doende foi tranqüila, mesmo precisando varar mato.
No cume mais algumas fotos e precisávamos descer devido ao calor e a coceira que não parava.
A descida foi bem rápida, acho que levamos aproximadamente 2 horas em um passo bem forte, quase que correndo.
Caminhada um pouco pesada, ótima companhia dos meus camaradas do Nas Nuvens, a única coisa que estragou um pouco foram os carrapatos. As coceiras persistiram por vários dias mesmo com os medicamentos que eu estava tomando.