Primeira guiada da “Aprendiz de Roubadas”

Primeira guiada da “Aprendiz de Roubadas”

25 de setembro de 2021 0 Por Natan

Marquei com a piazada do Nas Nuvens de escalar no Morro do Canal, não é meu lugar preferido para escalar, mas como fazia um certo tempo que eu não escalava por lá, aceitei o convite da piazada. Convidei a Luiza para ir junto, assim ela poderia ser a minha dupla e conhecer um setor novo de escalada.

No primeiro setor que escolhemos, olhei a via MM’s e falei para a Aprendiz de Roubadas (Luiza), “Se encorda que essa via é a tua cara e vc já está pronta para guiar!”. Ela até tentou dizer alguma coisa, mas o Juliano e o Xandão ajudaram a encorajar.

A Luiza foi até hoje a única pessoa que levou ao pé da letra o que eu ensinava. Perguntava quando não entendia, questionava quando não concordava, mas nunca foi teimosa. Tanto que me senti muito confortável e tranquilo em colocar ela para escalar o Dedo de Deus e principalmente escalar em Salinas. A dedicação, coragem e interesse fez a Luiza evoluir muito rápido na montanha. Com essa evolução rápida e sólida, estava mais do que na hora de começar a guiar. 

Mesmo aparentando um certo nervosismo, a Aprendiz de Roubadas iniciou sua primeira guiada. Na segurança dela, eu fiquei apreensivo em ver ela na “Ponta Quente” da corda, mas também estava muito orgulhoso em ver desenvoltura e qualidade nos movimentos e procedimentos de segurança. Não importava se a via era fácil ou não, o principal era ter todos os cuidados de segurança quando se escala, mas principalmente quando guia. Posição correta da costura, movimento certo para costurar, cuidado com a corda por detrás das pernas, todo procedimento e sequência quando chega na parada e monta a equalização. Guiada perfeita, procedimentos de segurança perfeitos, tudo certo para eu poder escalar e ela fazer minha segurança lá de cima. Quando me juntei a ela no final da via, era nítido sua alegria e satisfação de ter guiado pela primeira vez. Parabenizei minha aprendiz e pedi para ela abrir o rapel, assim finalizando por completo todo o processo.

O dia da Luiza estava ganho. Mas mesmo assim, escalamos no setor das aderências e, uma das vias mais clássicas do Canal, a Pirilampo, que nesta última, foi o suficiente para deixar os dedos da Luiza sensíveis e com um pequeno corte.

Agora só falta criar um pouco mais de “Casca Grossa” nos dedos, pois no restante já está pronta para a entrar em paredes maiores e mais desafiadoras.

Parabéns Luiza, a Aprendiz de Roubadas daqui a pouco vai estar dividindo as guiadas comigo.

Primeira guiada da Luiza. Via MM’s.

Luiza feliz da vida depois de ter guiado.

Abrindo o rapel …

Escalando a Pirilampo. Eu guiando com a segurança da Luiza.

Natan e Luiza.
Um belo dia de escalada no Morro do Canal.