Cordón Del Plata 2013

24 de dezembro de 2013 8 Por Natan

Cordón Del Plata, esse era o nosso destino nesta expedição. Calculamos as finanças e concluímos que o meio de transporte mais barato seria de carro. De Curitiba até o refúgio do Cerro Plata foram 2800 km, 3 dias de viajem rodando em média 12 horas por dia, cansativo mas divertido.

Chegamos no dia 24 de dezembro, o tempo não estava nada bom, chovia mais de 15 dias na região. Ficamos alojados no Refúgio Mausy, e chegando a ele, eis que escuto um brasileiro me chamar pelo nome, era o também curitibano, Rafael Kozechen mais conhecido como Papael. Ele chegou até Mendonza de carona, uma história muito legal para contar aos netos quando estiver mais velho.

Fomos convidados para passar a ceia de natal no Refúgio San Bernardo, uma confraternização entre todos os refúgios. Lá encontramos mais cinco brasileiros de Cascavel, uma turma muito animada e divertida, em pouco tempo de conversa já deu para perceber que a preparação e organização da expedição dessa galera (Douglas, Lazzari, Ervikton, Thyago e Carolina) tinha sido muito bem feita.

Acordamos meio tarde no Natal e o tempo ainda continuava ruim, mas como tínhamos que aclimatar, resolvemos fazer um ataque até Lomas Blanca (3650m), subimos em um ritmo tranquilo mais constante e logo estávamos no cume. O tempo estava fechado, mas ainda não parecia que iria chover, então resolvemos ir até a próxima montanha que era o Cerro Estudiante (3700m), no cume vimos que dava para fazer mais uma antes de começar a descida.

Enquanto estávamos no cume do Cerro Caucaso (3850m) fazendo um lanche, abriu uma janela no meio de toda aquela neblina e avistamos mais uma montanha à nossa frente, estávamos na dúvida pois tínhamos começado a caminhar às 11 horas da manhã e já era meio tarde, na indecisão resolvemos subir o Iluso (3990m) também, a última montanha antes de retornar para o refúgio. Do cume do Iluso até o refúgio tocamos em parar com medo de pegar chuva, com a subida e descida dessas quatro montanhas totalizamos 6 horas de caminhada, depois disso o negócio era fazer uma janta bem reforçada para o próximo dia de aclimatação.

A próxima montanha que queríamos fazer era o San Bernardo (4100m), sua altitude não é muito elevada comparada ao Cerro Plata, mas já subi montanhas de 5000 m que eram mais fáceis do que o San Bernardo. Pra quem pensa que ele é tranquilo de fazer não se engane, pois praticamente toda a subida é por moraina com uma inclinação bem acentuada. O cume tem uma visão privilegiada da região, conseguindo ver quase todas as montanhas que estão ao redor do Plata. O tempo estava melhorando. Pegamos uma mar de nuvens que a tempo eu não via, como o típico céu azul e aquele friozinho bom de montanha.

O planejamento original era fazer mais alguma montanhas de ataque antes de subir o Plata, mas tivemos a informação que a janela de tempo bom iria durar poucos dias. Já que tínhamos pouco tempo de céu azul mudamos nossos planos e focamos a subida para o Plata, mesmo não tendo aclimatado o suficiente.

O terceiro dia foi de “burro de carga”, eu e a Michelle montamos nossas cargueiras com todos equipamentos e mantimentos que precisávamos para nossa ascensão ao Plata. Passamos pelo acampamento de LasVeguitas (3185m), um lugar muito agradável para acampar mas baixo para o primeiro acampamento, seguimos a Pedra Grande (3500m) onde seria nossa primeira noite de barraca.

Acordamos cedo. Arrumar à cargueira e fazer com que tudo coubesse novamente não seria uma tarefa fácil. No acampamento tinham vários grupos que provavelmente subiriam até El Salto e eu estava com o receio de não ter mais espaço para nossa barraca caso eu chegasse tarde. Eu e a Michelle arrumamos os mais rápido possível nossas cargueiras e iniciamos a caminhada para o nosso último acampamento que estava a 4250m.

Levamos 2 horas de Pedra Grande até El Salto, fomos uns dos primeiros a chegar ao acampamento e pudemos escolher um bom lugar para montar nossa base, o tempo estava colaborando até agora, mas mesmo não estando totalmente aclimatado achamos melhor atacar o cume no dia seguinte. As 20 horas já estávamos deitados com tudo pronto para sair de madrugada.

Novamente a ansiedade atrapalhou meu sono. Às 4 horas da manhã já estávamos fazendo o café e se arrumando para sair, a noite estava estrelada com pouco vento e até aquele momento não estava fazendo tanto frio.

Subimos em um ritmo tranquilo e constante para não precisar parar para descansar e deixar o corpo esfriar. Até Portozuelo a caminhada rendeu bem e ainda era cedo, a partir desse ponto começamos a diminuir o passo e sentir que a caminhada não estava rendendo, não estávamos sentindo nenhum mal da altitude como dor de cabeça, enjôo ou qualquer coisa parecida, apenas não estávamos conseguindo manter um bom ritmo.

Tanto eu como a Michelle treinamos muito, tempos uma rotina de treinos bem pesado, mesmo estando bem preparados fisicamente a nossa ascensão para 6000 metros estava pegando, mas pelo menos, não estávamos passando mal. E nesse ritmo bem tranquilo no dia 29 de dezembro as 14 h eu e a Michelle atingimos o cume do Cerro Plata a 6050 m acima do nível do mar.

O Cerro Plata não é técnico, mas é um 6000, e acho que não tem uma montanha com esta altitude que seja fácil. No cume, como sempre, é um misto de alegria e indecisão, você não sabe se descansa, se tira foto, fica curtindo o visual, você quer fazer tudo ao mesmo tempo, ficamos aproximadamente uma hora no cume antes de começar nossa descida.

No retorno o vento já estava bem forte, do cume até El Salto levamos 3 horas de caminhada. No acampamento os dois só queriam comer e descansar pois ainda não sabíamos o que iríamos fazer no dia seguinte. Os ventos aumentaram muito e a previsão era que piorasse. Tomamos a decisão de voltar para Curitiba a noite quando os ventos pareciam que arrancariam a carraca do chão.

Sexto e último dia na montanha, nos despedimos dos amigos de Cascavel que ficariam ainda em El Salto e descemos para o refúgio onde estava nosso carro, no caminho quase chegando em Pedra Grande encontramos o amigo Papael subindo para o seu próximo acampamento. Descida tranqüila e alegre, os dois idiotas com aquele sorriso na cara, com a boa sensação de dever cumprido.

Tenho muita sorte de ter a Michelle como minha esposa, mulher forte, decidida, guerreira e muito parceira. A 9 anos atrás quando casamos, nunca iria imaginar que ela seria minha parceira na montanha, muito menos em alta montanha. Só tenho a agradecer a Michelle por estar comigo fazendo o que nós dois mais gostamos, um triângulo amoroso, eu, ela e a montanha.

Guilherme, novamente só posso te agradecer, ao excelente profissional que é. Os dias de treino que eu sentia gosto de sangue na boca mais uma vez valeram apena, muito obrigado por cuidar do meu preparo físico para encarar essas pauleiras, pois foram 6 montanhas em 6 dias de caminhada.

Meus pais também tem um dedinho em tudo isso, pois há muitos anos vem me apoiando em todas as montanhas que subo.

E é claro que não posso esquecer minha segunda família. Nesta vez não estivemos juntos, mas estavam no apoio caso eu precisasse de qualquer coisa. Valeu piazada do Nas Nuvens Montanhismo, mas uma vez a bandeira do NNM chegou ao cume, vida longa!!!!!!

Argentina 002

Cidade de Uruguaiana-RS, fronteira Brasil – Argentina

Nas estradas da Argentina é encontrado muitos lugares como esse, altares da santa Defunta Correa.

Argentina 096

A ceia de natal no refúgio San Bernardo.

Argentina 107

Primeiro dia de aclimatação, subida do Lomas Blanca.

Argentina 115

Eu e a Michelle no cume do Lomas Blanca 3650m

Argentina 121

Lomas Blanca 3650m

Argentina 169

Cerro Estudiante 3700m

Argentina 183

Primeiro visual que tivemos desde quando chegamos.

Argentina 136

Cerro Caucaso 3850m

Argentina 141

Quando abriu uma janela conseguimos avistar o próximo cume.

Argentina 150

Subida do Cerro Iluso

Argentina 161

Cerro Iluso 3990m

Argentina 186

Retornando para o refúgio, ao fundo o Cerro Estudiante.

Argentina 192

Subida do San Bernardo, moraina que não acaba mais.

Argentina 198

Cume do San Bernardo 4100m.
Dia com o tempo perfeito.

Argentina 212

Michelle no San Bernardo, ao fundo o Plata.

Argentina 225

Eu e Michelle no San Bernardo.

Argentina 229

Travessia do Rio entre o San Bernardo e o acampamento Las Veguitas.

1530479_10202786766940548_2037875706_n

No retorno do San Bernardo encontramos o Papael no acampamento de Veguitas.
Papael, eu e Michelle.

Argentina 290

Acampamento de Pedra Grande 3500m.

Argentina 297

Foto tirada do acampamento de El Salto, abaixo trilha entre Pedra Grande e El Salto.

Argentina 304

Acampamento de El Salto 4250m

Argentina 310

Michelle já pronta para o ataque ao cume do Plata.

Argentina 314

Foto tirada de Portezuelo, abaixo bem ao fundo El Salto e mais acima acampamento Hollada.

Argentina 316

Aconcágua ao fundo

Argentina 317

Parada para uma água, ao fundo o Plata.

Argentina 335

Cume do Plata 6050m

Argentina 326

Eu e Michelle no cume do plata, Aconcágua ao fundo.

Argentina 337

Agradecimento a Xness pelo apoio dessa conquista.

Argentina 357

Acampamento El Salto, despedida com a galera de Cascavel.
Thyago, Ervikton, Carol, Douglas, eu, Michelle e Lazzari.

Argentina 364

Última foto da expedição, próximo ao acampamento de Veguitas, espero retornar logo para essas montanhas.