Itatim – Bahia
Fiquei na fissura de conhecer Itatim depois de várias fotos que vi na Internet. Um lugar completamente diferente pra gente que escala no meio da floresta.
Itatim fica no interior da Bahia a uns 200 km de Salvador pela BR 116, cidade simpática das várias que passei até chegar em nosso destino.
O lugar é um grande deserto com dezenas de monólitos espalhados naquela planície, sol, calor e um clima bem seco completam o cenário das escaladas em Itatim.
Ficamos no Abrigo de Montanha do Marcelo, melhor lugar para ficar pra quem vai escalar naquela região, lugar seguro, barato e tem tudo que um escalador precisa, fora a hospitalidade e a preocupação que o Marcelo tem pra que vc se sinta o mais confortável possível em seu refúgio. E se precisar saber qualquer coisa sobre as escaladas e acessos de Itatim o Marcelo é a melhor pessoal pra te informar.
Escolhemos a Toca pra escalar pela quantidade e variedades de vias, e também porque a base das escaladas estão na sombra, e naquele dia estava batendo um vento que deixava o lugar bem agradável.
Fizemos algumas vias esportivas pra se adaptar ao estilo do lugar, rocha aderente com agarras, regletes, buracos, em fim, de tudo um pouco.
Final do dia resolvemos fazer uma via mais longa, escolhemos a Corupira que estava bem próxima e parecia ser divertida.
Escalada de 180 metros, com proteções fixas e móveis em uma linha não tão óbvia mais bem tranquila na orientação.
Finalizamos a via ao pôr do sol, lá de cima conseguimos ter uma boa visão do potencial que Itatim tem para escaladas.
Gostamos tanto do Morro da Toca que voltamos no dia seguinte. Entramos na via Expressa, uma escalada bem tranquila que leva até o cume, foi uma subida bem rápida pois fizemos em simultânea com a Michelle puxando a guiada. Mais algumas vias esportivas na área fresca da Toca antes de voltarmos pro refúgio.
A estadia em Itatim foi de apenas dois dias, mas já sabemos que o retorno pra lá tem que ser de no mínimo uma semana, ótimo lugar pra escalar.
Descrição esta boa, grato pelos elogios, são sempre muito bem vindos, so gostaria de acrescentar que em Itatim sempre ha ótimas opções de setores e vias na sombra e o vento é constante o ano todo! O sol está sempre presente, mas os setores esportivos são arborizados, tem sombra e ventilados e as vias longas devem ser escolhidas em função do período de sombra daquela face. Obrigado pela matéria. Estão todos convidados a conhecer o terceiro maior centro de escaladas urbanas do Brasil!