Crista do Morro7 – Reconhecimento da crista

17 de janeiro de 2021 0 Por Natan

Em um dos bate papos com o Julio Fiori ele me mostrou uma foto e perguntou, “Vc já viu que crista linda essa na Graciosa? Daria para acessar o Morro Sete por essa crista!”.

Ideias boas e divertidas a gente não leva muito tempo para colocar em prática.

Domingo, apenas alguns dias após nossa conversa, estávamos se reunindo às 7 horas da manhã no Posto Túlio próxima a entrada de Quatro Barras para fazer a primeira investida na crista. Descemos com os carros pela Graciosa até o quiosque da Curva da Ferradura, esse seria nosso ponto de partida.

Era umas 9 horas quando começamos a caminhar. A princípio começamos a subir a trilha histórica da Graciosa, passando pelos quiosques com churrasqueira e ganhando altura. Logo que a trilha ficou mais suave e começou a tender para a direita, achamos melhor entrar na mata e varar mato sentido a base da crista.

Subimos mais um pouco e do outro lado voltamos a descer. Em pouco tempo chegamos em um pequeno rio com alguns canos de captação de água, que logo deu para identificar que era do Quiosque da curva da Ferradura.

A mata nesse ponto era bem tranquila, um bosque gostoso para caminhar. Começamos a fitar melhor e tomamos a direção da crista à medida que a gente conseguia ver entre as copas das árvores.

Logo que a subida ficou mais íngreme cruzamos com uma trilha, não sabíamos de onde vinha e para onde iria, mas com certeza nenhuma das duas direções levaria para onde queríamos.

Entre gargalhadas, marcações nas árvores e debates do melhor lugar para subir fomos ganhando altura. Um trecho com pedras soltas entre as árvores acabou dando um belo susto … não lembro exatamente quem estava na frente naquele momento, mas só escutei um grito “Pedraaa” e o barulho de algo grande rasgando tudo que tinha pela frente, por muita sorte não tinha ninguém no caminho daquele pedregulho enorme que se desprendeu.

Os dois primeiros que puxam a fila são os que mais se fodem, o restante na verdade fica mais dando pitaco e reclamando que a caminhada tá muito devagar, mas os mesmos pitaqueiros quando assumem a dianteira da fila acabam tendo o mesmo problema e reclamam que “Tá foda” rsrsrs

Não tínhamos nenhuma pretensão ousada para esse primeiro reconhecimento, entrando na crista e escolhendo o melhor ponto de partida já seria um bom lucro.

Quando a vegetação que cobria a crista deu uma aliviada e tivemos um visual melhor da onde estávamos, todos ficaram muito empolgados. As duas cachoeiras que avistamos lá de baixo agora estavam quase ao nosso lado.

Logo mais a frente achamos um bom lugar para fazer um lanche e todos se acomodarem, já estava próximo às duas da tarde e chegamos a consenso que até ali já tinha sido muito melhor do que a gente imaginava, aquele não era o dia para tanta “fodeção”, até onde chegamos já estava ótimo.

Na descida tentamos melhor uma coisa ou outra na trilha recém aberta, mas o que queríamos mesmo era deixar o início da caminhada melhor.

Quando retornamos para o rio que cruzamos lá embaixo, começamos a descer pelo lado esquerdo do rio por uma pequena trilha, em pouco tempo saímos na área de piquenique da Curva da Ferradura. Ali vimos que essa seria a melhor forma de acessar a trilha recém aberta, subindo pelo rio que passa atrás do quiosque.

Os próximos dias agora seriam de estudos e planejamento do clube em cima dessa nova rota para o Morro 7, que deve dar uma bela caminhada quando ficar tudo pronto.

Encontro da galera para essa primeira investida.

Cachoeiras que vamos passar ao lado.

Crista que queremos atingir.

Na curva Ferradura preparando para subir

Subimos no inicio pela trilha da Graciosa

Luciana fazendo a marcação da trilha

Primeiro e último ponto de água antes de subir a crista.

Conselho de guerra, discutindo o melhor caminho.

Explicando alguma coisa rsrs

Primeiros visuais

Mato não estava tão fácil assim.

Cada vês mais perto das cachoeiras

Morro 7

Bolivia

Visual das cachoeiras e o cume do 7

O número 7

Último ponto onde resolvemos parar de abrir trilha

Galera animada e bem descontraída