Final de semana de escalada no Tucum

Final de semana de escalada no Tucum

2 de julho de 2022 0 Por Natan

O final de semana prometia ser fria e de céu azul, condições ideais para escalar na serra. Para não dizer que o tempo estava perfeito, tinha previsão de ventos fortes para todo o final de semana.

A piazada do Nas Nuvens Montanhismo já estavam a caminho do Tucum no final da tarde, eu infelizmente só consegui estar com o pé na trilha para subir a montanha já passava das 23 horas. Subida lenta, carregado de equipamento, comida, água, bebidas para a noite e toda parafernálias para acampar, a mochila estava muito carregada. Subir a rampa do Camapuam pesado com aquele vento forte e congelante, não estava muito fácil não.

Pela manhã acordei com o falatório da Piazada animada para escalar, Marcelo Capitão chegou cedo de bate volta para aproveitar o dia conosco.

Juliano, Rodrigo Xandão e Alisson fecharam um trio e eu e o Capitão fizemos uma dupla.

As vias do Tucum são na maioria de muita aderência, pequenas agarras, uma exposição um pouco maior para quem não está acostumado, mas com certeza é diversão garantida para escalar o dia todo com um visual fantástico.

Depois de algumas vias escaladas, eu e o Capitão escolhemos uma via que acabasse próximo ao cume do Tucum. Voltamos caminhando um pouco para o início do setor até chegar na base da via Portal de Entrada, 7a (A0 VIIc) E2 D2, 132 metros, dividida em 5 enfiadas. Via um pouco mais difícil do que eu esperava, lances de aderência duros e uma exposição que fico na dúvida se era um E2 ou E3, mas com toda a certeza uma linha bonita com lances bem divertidos.

Ao final do dia todos se encontram no cume onde estavam as barracas. Capitão tomou um café conosco e retornou para Curitiba. Nossa janta começou cedo e foi acompanhada de muito vinho. Até achamos que seria o suficiente, mas tivemos que recorrer ao nosso amigo Adriano Cruel que subiria até o Tucum no sábado à noite para se encontrar com a turma. Trazer mais alguma bebida para aquecer a noite fria era a missão do Cruel.

Apesar de uma noite muito animada que seguiu até a madrugada, logo cedo estávamos todos de pé para o café da manhã. Juliano, Xandão e Alisson precisavam retornar para Curitiba, ficando apenas eu e Cruel para escalar.

Aquecemos na via Lilipampa antes de entrar na escalada mais clássica do Tucum, via Arestona, 4° VIsup E3 288 m. Uma linha muito divertida, e na medida para finalizar o final de semana.

Chegando no cume nosso amigo Leandro Bolivia nos esperava, se animou em fazer um bate volta para aproveitar um domingo de tempo perfeito.

Um final de semana ideal para quem gosta de caminhar, escalar e estar com bons amigos.

 

Vias escaladas no final de semana. Escalamos sem correria, quando montar a sua estratégia de vias a serem escaladas, leve em conta se vc esta de bate volta e o cansaço, vai fazer bastante diferença.

GUIA DE ESCALADA DO TUCUM

 

Sábado

Morgana com o Juliano 5° VIIa E2 58 m

Lolô com o Capitão 5° V sup E2 90 m

Soraiapampa com o Capitão 5° VIIa E2 75m

Portal de Entrada 7a (A0 VIIc) E2 132 m

 

Domingo

Lilipampa 4° V E2 83 m

Arestona 4° VIsup E3 288 m

Na base das vias do setor.

Dia perfeito para escalar

Eu e o Capitão na via Portal de Entrada

Natan, Juliano, Capitão, Xandão e Alisson. Cume do Tucum depois de um dia inteiro de escalada.

Domingo amanheceu um dia lindo.

Via Arestona

No crux da Arestona

Final da escalada com o Cruel no cume do Tucum