Torre da Prata

20 de maio de 2023 0 Por Natan

No último sábado, tivemos a oportunidade de participar de uma caminhada divertida até a Torre da Prata, uma montanha icônica no litoral paranaense. Essa atividade foi organizada pelo Clube União Marumbinismo e Escalada e contou com a presença de um grupo animado de montanhistas. O clima estava perfeito, com uma leve sensação de frio e um céu azul radiante, marcando o início da tão aguardada temporada de montanhismo.

No início da trilha, logo após atravessarmos o rio, encontramos uma pequena confusão, já que não havia uma trilha bem definida. No entanto, um pouco de vara mato nos levou a descobrir o caminho principal em pouco tempo.

A primeira parte da caminhada foi relativamente tranquila, com uma subida suave, quase plana. Porém, ao chegarmos a um ponto de água, onde a trilha faz uma curva acentuada para a direita, a verdadeira subida começou e se mostrou bem puxada. O restante do percurso exigiu um bom esforço físico, com uma subida íngreme, mas tivemos a sorte de caminhar em meio à floresta, o que nos protegeu do sol escaldante.

O grupo estava sempre animado e com ótimo humor. Caminhamos juntos, próximos uns dos outros, aproveitando as conversas divertidas ao longo do caminho.

Após ganharmos bastante altitude, a trilha nos levou a uma área aberta, onde um riacho serpenteava pelo vale. Esse foi o local perfeito para fazermos uma pausa, saborearmos um lanche e nos prepararmos para a parte final da caminhada, pois o cume estava próximo.

A chegada ao topo foi uma verdadeira alegria! O dia estava perfeito para tirar fotos e capturar a beleza da paisagem, algo que raramente se tem a oportunidade de vivenciar com tanta clareza.

A descida foi um pouco longa, mas, com um bom desempenho de todos, retornamos rapidamente ao ponto inicial, encerrando assim um dia bem divertido.

Foram 11 horas ao total, mas aquele tempo que passa e nem vemos que passou tanto tempo assim.

Não podemos esquecer dos amigos que trouxemos junto para casa … a porra dos carrapatos que sempre estão presentes quando se quer chegar ao cume da Torre da Prata.

Entrada para estrada da Limeira que da acesso a Torre da Prata. Na BR 277 sentido litoral, no km 24 essa saída a direita, a estrada segue por quase 8 km até a chácara que é usado como estacionamento.

Chácara que é usada como estacionamento.

Inicio da trilha na frente da chácara que deixou o carro.

Atravessando o rio, a trilha não estava bem definida, tivemos que procurar um pouco o caminho que fica mais a direita logo após a travessia.

A trilha segue bem batida por todo o caminho.

Primeira janela com visual que tivemos durante a caminhada.

Depois de um bom tempo subindo dentro da mata, a trilha segue em campo de altitude. Ao cruzar o vale, um bom lugar para pegar água.

Um ótimo lugar para pegar água já muito próximo ao cume.

Hora de fazer um café!

Último trecho antes de chegar ao cume.

Cume da Torre da Prata.
Guga, Vera, Josi, Iury, Tayna e Natan.

Visual do litoral.

Serra do Marumbi ao fundo.

Voltando para casa.

Lindo final de tarde, excelente dia na montanha!