Guaricana, encerramento do evento “Semana da Montanha”.

Guaricana, encerramento do evento “Semana da Montanha”.

27 de agosto de 2023 0 Por Natan

A Semana da Montanha 2023 organizado pelo Clube União Marumbinismo e Escalada – CUME, tinha sua programação planejada do dia 23 de agosto, quarta feira, até o dia 26 no sábado. Já no início do evento foi sugerido fazer o encerramento do evento com uma caminhada Interclubes no domingo. Ideia boa que todos concordaram de imediato.

O Guaricana, montanha escolhida para essa atividade é o primeiro cume da Serra do Ibitiraquiri. A subida dessa montanha começa a partir do antigo caminho histórico da Conceição, trilha essa que finaliza na região de Antonina. Subir o Guaricana não tem complexidade alguma, o problema é chegar primeiro na trilha da Conceição, pois começa dentro de uma área particular logo após uma plantação de pinos.

Às 7:30 da manhã mais de 20 pessoas já estavam prontas para a caminhada na Fazenda do Rio das Pedras. Enquanto ainda reunia todo mundo para sair, o pessoal começou a perguntar: como é a trilha? quantas horas? está fechada ou não? … várias dúvidas que na verdade eu não sabia responder. Comentei que fazia mais de 10 anos que eu não subia o Guaricana e talvez o Tavinho, montanhista mais antigo e experiente do que eu, poderia sanar todas aquelas dúvidas.

Tavinho com um sorriso no rosto respondeu que também estava com as mesmas perguntas para fazer, pois não conhecia essa montanha até o momento. Brinquei com a situação, “ … todos muito corajosos, acreditar na memória de alguém que subiu essa montanha a mais de uma década kkkkkk. Então vai ser uma experiência nova para todo mundo aqui, tenho alguns fleches de como foi essa subida … “

O Guaricana não tem segredo. Após acertar o início da Conceição, trilha histórica muito parecida com a trilha do Itupava, vai ter uma saída a esquerda bem sinalizada mostrando a subida do Guaricana com uma plaquinha. Até esse ponto levamos 2 horas. É claro que precisa levar em conta a quantidade de pessoas caminhando, queira ou não o ritmo se torna mais lento.

O tempo não tinha colaborado. O céu todo fechado e com cara que poderia chover a qualquer momento, acabou espantando muita gente que também gostaria de estar junto caso o tempo estivesse um pouco melhor.

Depois de uma subida íngreme e a mudança de vegetação, percebi que estava bem próximo ao cume. A trilha de repente ficou mais suave e ficamos expostos ao vento e a uma garoa fina. Eu, Guga e Josi resolvemos voltar um pouco e esperar em algum lugar mais abrigado do vento e da garoa. Agasalhados e secos aproveitamos o momento para comer e descansar até todo o grupo chegar.

Depois de agrupados, seguimos em direção ao cume que estava muito próximo. Infelizmente o tempo não proporcionou nenhum visual além da neblina e umidade. Na sessão de fotos alguém comentou que o caderno de cume estava no final e levaria o livro de registro para arquivar em algum dos clubes. O caderno estava lá já fazia 12 anos e registrava os montanhistas que abriram a trilha usada até hoje. Nem eu me lembrava, mas o Nas Nuvens Montanhismo estava nessa conquista e fiquei tentando puxar da memória o dia que fiz esse registro.

Dividimos a descida em dois grupos para não arriscar de alguém se perder, ambos com montanhistas mais experientes e outros mais novos. Na subida, verificamos que tinha vários pontos de dúvida na trilha na hora que estivéssemos descendo, e manter os mais experientes à frente era o mais seguro a ser feito.

A descida apesar de estar bem escorregadia, foi rápida e tranquila até a Fazenda Rio das Pedras onde os carros ficaram estacionados. Um café quente e uma roupa seca era tudo que a maioria queria e precisava naquele final de atividade.

Não é a primeira vez que fazemos uma caminhada em conjunto com todos os clubes. Um momento importante para interagir, trocar ideias, informações e fazer planejamentos, dessa forma, acabamos fortalecendo ainda mais o trabalho de todos pelo montanhismo.

Finalizamos a Semana da Montanha da melhor forma possível … estando na montanha. É fundamental e necessário que os clubes que participaram dessa caminhada, (Nas Nuvens Montanhismo, Clube União Marumbinismo e Escalada, Associação Montanhistas de Cristo e Clube Paranaense de Montanhismo), mantenham essa parceria conjunta e harmônica como já vem acontecendo nos últimos anos. As montanhas do Paraná agradecem, o montanhismo Paranaense cresce e se fortalece.

Clubes que fazer parte da Federação Paranaense de Montanhismo.
* Nas Nuvens Montanhismo
*Clube União Marumbinismo e Escalada.
*Clube Paranaense de Montanhismo.
*Associação Montanhistas de Cristo.

Inicio da caminhada pela Fazenda Rio das Pedras.

Atravessando a floresta de pinos.

… mais floresta de pinos.

Galera animada para caminhar.

Guga e Josi, velhos amigos e grandes companheiros de montanha.

Galera que encarou o tempo ruim para estar na montanha.

Natan no cume do Guaricana.

Registros do caderno de cume do Guaricana.

Registros do caderno de cume do Guaricana.

Registros do caderno de cume do Guaricana.

Registros do caderno de cume do Guaricana.

Descida escorregadia do Guaricana.

Primeiro rio e um bom lugar para pegar água. Esse rio é onde inicia a trilha da Conceição.