Antes de festejar, tem que ter um cume.

Antes de festejar, tem que ter um cume.

2 de dezembro de 2023 0 Por Natan

Finais de ano sempre é marcado com várias confraternizações, seja do trabalho, família, entre amigos … festa é o que não falta. Esse sábado o encontro é com os amigos do Clube União Marumbinismo e Escalada – CUME. A previsão mostrava um dia muito bonito para o final de semana, não dava para passar batido um dia como esse sem fazer alguma coisa. Pra quem mora em Curitiba sabe que é bom aproveitar cada dia de sol disponível, não é uma coisa muito frequente para nossa região.

A Luiza recentemente não recusa convite algum para estar na montanha, mesmo com o calor previsto e o tempo curto para fazer alguma coisa, não pensou duas vezes em aceitar o convite de uma caminhada até o cume do Taipabuçu.

Já passava um pouco das 15 horas da tarde quando começamos a subir a trilha do Morro do Getúlio. Quando deixamos os amigos na Fazenda do Rio das Pedras onde seria nossa confraternização, não acreditavam muito que iríamos subir com aquele calor naquele horário. 

Na subida, encontramos um ou outro montanhista descendo, apesar do dia bonito, as condições não estavam muito propícias a subir alguma coisa.

Tocamos em um ritmo constante e sem paradas, somente no riozinho no cruzo do Caratuva paramos para pegar água e continuar nossa subida. 

Enquanto eu dava o ritmo da caminhada, estava muito atento onde eu pisava, cobras pegando sol nessa época do ano é muito comum. Por volta das 17:30 chegamos no cume do Taipabuçu. Com o sol um pouco mais ameno, conseguimos aproveitar o cume que estava perfeito, céu azul com mar de nuvens. Ficamos o máximo que podíamos lá em cima, se não fosse o compromisso dali algumas horas, estava perfeito para passar a noite com aquele visual.

Descemos sem nenhuma parada com um ritmo bem acelerado, pois sabíamos que os amigos esperavam com a churrasqueira acesa e bebida gelada.

A parceria com a Luiza na montanha está ficando cada vez mais promissora. Já não tenho dúvidas que a junção da energia e empolgação da juventude, somada com a experiência, vai render muito projeto bom na montanha.

Nossa parada na bifurcação do Caratuva para pegar água.

Chegando no cume do Taipa.

Pico Paraná visto do Taipa.

Natan e Luiza no cume do Taipa.

Ferraria ao fundo.

Na confraternização do CUME, galera que participou do Desafio Puro Montanhismo, hoje era de descobrir os ganhadores do desafio.

Luiza tirou em 2° lugar no desafio, categoria escalada feminina.