Crista Sudeste do Morro 7 – final da abertura

7 de fevereiro de 2021 0 Por Natan

Depois que voltamos da primeira investida da crista do Morro 7, a galera do clube ficou muito empolgada em participar da próxima abertura de trilha na crista.

Julio Fiori, o idealizador do projeto que trouxe para dentro do CUME (Clube União Marumbinismo e Escalada) a ideia estava de aniversário essa semana, e juntando a fome com a vontade de comer, ficou na sua responsabilidade o planejamento dessa atividade.

As atividades oficiais do clube são uma vez por mês, o restante, como essa abertura de trilha na crista, são projetos pessoais de associados que trazem a ideia para o clube e juntos trabalhamos no desenvolvimento para a execução do projeto.

Para comemorar o aniversário do nosso amigo Julio Fiori lançamos a ideia e em poucas horas tínhamos 16 pessoas confirmadas para a empreitada. Metade experiente, a outra nunca tinha varado mato na vida.

Porra Natan, é muita gente para fazer uma coisa dessas! Vai dar merda!”, Fiori me questinou.

Fica tranquilo Fiori, também é uma experiência nova pra gente … mas vamos planejar com cuidado toda a empreitada, a melhor forma de ensinar alguma coisa é na prática.”, respondi também com um pouco de receio.

Às 6 da manhã uma turma reunida no ponto de encontro para descer a Graciosa até a Curva da Ferradura, antes, deixamos alguns carros na Fazenda Garbens para o retorno.

Saindo da Curva da Ferradura já sabíamos o melhor caminho, subir o rio pela trilha da captação, assim ganhamos tempo e encurtamos um pouco o caminho.

Com toda essa galera a fila era comprida, dividimos os mais experientes entre os mais novos para não deixar ninguém para trás, o Bolivia ficou encarregado de não deixar ninguém para trás sendo o Fecha Fila.

Em pouco tempo alcançamos o ponto onde paramos de abrir trilha, dali para frente já sabíamos que em algum momento a crista se tornaria mais difícil de passar. Não demorou muito na verdade, logo demos de cara com uma parede no meio da crista, pela esquerda não tinha condições alguma, e pela direita estava bem ruim.

Enquanto esperávamos todos chegarem, tentei achar uma brecha subindo um diedro de pedra e mato. Até ganhei certa altura, mas a inclinação da pedra aumentou e tudo em volta estava instável e desmoronando, inviabilizou um acesso por esse lugar.

Seguindo um pouco mais a frente beirando a parede seguimos agora em um grupo pequeno para tentar achar uma passagem viável.

Camarão e Guga puxavam aquele trepa mato delicado. Lembrando os antigos, os dois amarraram a corda na cintura e tocaram entre arbustos e pequenas touceiras presas a rocha.

Eu já não avistava mais os dois, só escutava um grito ou outro. No berro perguntei se podia chamar o restante do grupo, escutando um sim bem ao longe voltei a gritar agora com o pessoal que estava mais abaixo, “Bora galera, venham com cuidado”.

Um a um foram passando pelo corrimão com cordas que instalamos para todos passarem com um pouco mais de segurança. Bolivia me ajudava com cada pessoa que passava, sendo nos dois os últimos a abandonar aquela piramba.

Depois que escapei da pirambeira, passei por toda a galera para alcançar os primeiros e ajudar na abertura, no caminho ainda me deparei com mais dois lances bem delicados e expostos. Outras cordas ajudavam na segurança e na passagem de outros degraus. Assim foram mais alguns lances que era necessário a ajuda de um toco de corda.

Já estávamos no final da crista quando acabou as partes mais verticais. Agora era hora de procurar no meio daquela vegetação de arbustos grossos e horríveis para passar, uma saída à esquerda para termos acesso ao outro lado da encosta e chegar no Morro 7.

Depois que o relevo parou de subir e o vale ao nosso lado acabou, seguimos em curva de nivel a esquerda até chegar em um pequeno rio, hora de descansar e comer alguma coisa.

Dali em frente a vegetação era parecida com um bosque, o ritmo estava acelerado e buscamos encontrar a trilha principal do Morro 7, a qualquer instante iriamos cruzar com essa trilha.

A alegria de todos quando caímos na trilha do Morro 7 já bem próximo ao cume foi contagiante. Sujos e cansados agora só queríamos chegar ao cume.

Para nossa surpresa o amigo Paulo Mengue esperava a galera chegar, veio pela trilha principal do Mãe Catira para esperar a empreitada do CUME.

Um novo acesso para o Morro 7 estava feito, linda caminhada com boas pitadas de emoção vão deixar essa caminhada muito atrativa para quem quiser se aventurar por essas bandas. Para a travessia da Farinha Seca é uma excelente opção fazer as montanhas de ponta a ponta sem deixar o Morro 7 de fora.

Já se aproximava das 17 horas quando saímos do cume em direção a Fazenda Garbens. Dividimos em pequenos grupos para agilizar a descida, ainda tinha que buscar os carros que ficaram na Curva da Ferradura.

Para nosso amigo Julio Fiori foi um presente de aniversário muito legal, ele idealizou, planejou e participou de toda a execução do seu projeto. Mesmo ressabiado com a quantidade de pessoas que estavam participando, foi uma experiência muito gratificante para todos, e o principal, foi divertido para todos. Não teve discussão, stress, cara feia, nada … uma conquista perfeita, com muita gargalhada, conversa, planejamento, execução impecável e uma colaboração entre todos que foi de tirar o chapéu.

Parabéns a todos os envolvidos, Camarão e Guga mandaram muito bem puxando a frente dessa conquista quase a maior parte do tempo. Parabéns ao aniversariante Fiori pelo aniversário e por todo planejamento da conquista, todos aproveitaram o seu presente de aniversário.

Trabalho de casa, depois de estudar o roteiro no papel chegou a hora de colocar na prática.

Clube União Marumbinismo e Escalada – CUME.

Segue a fila …

Guga e Luciana no trabalho de sinalização

Trilha com vários pontos de subida forte.

Falta um bom tanto para chegar na parte alta.

Morro 7

Tempo colaborou

Julio Fiori nosso Diretor Historico e o Bolivia nosso presidente do CUME.

Onde começou a azedar a crista

Não param um minuto de falar merda e dar risada.

Visual do Morro 7

Juliano dando segurança para o Camarão

Cada vez mais alto

Eu e o Bolivia ajudando em algumas passagens.

Faltava mais um pouquinho para finalizar a crista.

Camarão solitário na crista.

Julio Fiori no vara mato

Corrimão de segurança

Turma descansando um pouco antes de voltar aos trabalhos

Já na altura que queriamos, agora achar uma passagem para passar para o outro lado.

Uma pequena aranha no caminho

Parada para comer e descansar no rio.

Não lembro que mentira o Alisson contava, mas todo mundo estava prestando atenção na mentira dele.

Já na trilha principal do Morro 7 sentido cume.

Piazada do Nas Nuvens Montanhismo

Fiori deixando seu registro depois de um projeto bem sucedido