Disco Porto

15 de maio de 2021 0 Por Natan

A atividade do Clube União Marumbinismo e Escalada deste final de semana tinha o intuito de informação e análise da região ao redor do Saci. Lugar com muita história e um potencial grande para projetos futuros.

Na fazenda no final do Bairro Alto em Antonina é um bom lugar para deixar o carro e começar a caminhada pela Picada do Cristóvão.

A primeira parada era a Cachoeira do Saci. A trilha está bem aberta e sinalizada, na estradinha tem placas indicando a entrada da cachoeira. Em 11 cabeças e carregados para passar o final de semana a caminhada seguia muito tranquila e sem pressa.

O tempo não estava lá aquela maravilha, meio frio e algumas vezes com cara de chuva a maioria resolveu ficar só olhando a cachoeira, aquela água gelada não era muito convidativa, mas sempre tem um mais ousado para encarar aquele frio.

A ideia era chegar na Represa do Saci, subindo o rio. Não tem uma trilha definida entre esses dois pontos, da última vez que descemos da represa para a cachoeira tivemos que varar mato. Da cachoeira já sabíamos como era do lado direito da mata, resolvemos então subir a esquerda mantendo uma distância do rio até chegar na represa. A trilha que começamos a seguir logo acabou quando chegou na parte alta da cachoeira, dali em frente seguimos varando mato.

Uma ou outra tentativa de voltar para o rio para saber onde estava a represa, subimos um bom tanto e já estávamos em dúvida se não tínhamos passado do ponto que queríamos, não tinha muito referência de quão distantes estava. Mas pelo faro e tentativas logo avistamos a represa onde foi nosso ponto para almoço e um pouco mais da história de como funcionava todo aquele sistema da usina.

A volta para a Picada do Cristóvão seria pela tubulação de concreto, não é longe, mas uma caminhada diferente se equilibrando pelos dutos.

Na estradinha/trilha do Cristóvão agora nosso próximo ponto de referência era a Ponte Indiana Jones que é usada para transpor o Rio Cotia, hoje muito precária, mau conseguimos passar caminhando.

Assim que todos passaram a ponte sentamos para mais um lanche e um dedo de bate papo. Conversa vai, conversa vem, na hora que começamos a se aprontar para voltar a caminhar, avistamos a Luciana chegando no outro lado da ponte, veio sozinha caminhando devido a ter que trabalhar no sábado até a hora do almoço.

Turma completa seguimos nosso caminho. Desse ponto, depois da ponte, a Trilha é a Conceição, que também não ficamos muito nela, logo a frente seguimos por uma outra trilha a esquerda que vai beirando o Rio Cotia, uma travessia do rio para um lado, depois para outro e logo chegamos no Disco Porto.

Todos instalados, uns de barracas e outros de rede, a janta foi mais um momento de confraternização antes do momento de descanso para todos.

O domingo amanheceu bonito. Alguns tinham que descer mais cedo, mas não antes de conhecer a Janela da Cotia.

O restante tinha a intenção de subir o Saci, mas depois de vasculharem a trilha vimos que desse lado da montanha o caminho já não era o mesmo, muito fechado e pelo horário avançado achamos melhor abortar a missão. Ainda tinha a entrada da via Mar de Caratuvas que queria ver como estava, e na volta da caminhada a Piscina dos Elefantes completava o passeio histórico sobre toda a região.

Chegamos na fazenda para pegar os carros já era final do dia, uma boa caminhada passando por vários pontos históricos da Usina Cotia, e que hoje infelizmente apenas em ruínas.

Uma parte importante da história do Paraná que se mescla com o montanhismo Paranaense. Projetos futuros estudados e a parceria de toda essa galera foi muito gratificante e divertido.

Vera, Josi, Fiori, Guga, Murilo, Luiza, Natan, Adelino, Bolivia, Rafa e Luis

Inicio da Trilha do Cristóvão

Turma do clube

Aqueduto da antiga Usina.

Cachoeira Saci

Base da cachoeira

Eu e o Bolívia, camaradagem das antigas.

Seguindo para a represa do Saci

Represa Saci

Hora do café na represa.

Julio Fiori e Luiza, o passar a informação para nova geração.

Bolivia passando pela Represa do Saci

Turma do clube

Tubulação de concreto

Ponte que cruza o Rio Cotia, conhecida como Ponte Indiana Jones

Lanche na Ponte Indiana Jones

Janta animada

Claro que eu dou mais pitaco na janta do que realmente agilizo alguma coisa.

Café da manhã no Disco Porto

Antiga ponte para chegar na Janela da Cotia

Luiza sempre na cola do Fiori.

Janela da Cotia

O bando de curioso no fundo da Janela da Cotia

Uma das ruínas da Piscina dos Elefantes

Final de trip com direito a muito pastel.