Morro do Cabaraquara

Morro do Cabaraquara

28 de janeiro de 2023 1 Por Natan

Conhecer as escaladas do Cabaraquara estava virando lenda, sempre tinha alguma coisa que acontecia e não dava certo. Essa vez bem alinhado com o Juliano deu certo de começar o ano escalando em um setor desconhecido pra nós até o momento.

Às 7:30 começamos a caminhar depois de estacionar o carro com as orientações que o croqui descrevia. A subida pelo leito do vale estava bem tranquila. As vezes que a trilha seguia pela mata margeando o pequeno vale era fácil de visualizar. Vários pontos com fitinhas amarelas indicavam o caminho correto. Do carro até chegar na base da parede levamos 40 minutos de caminhada em um ritmo bem tranquilo.

A escalada que estávamos querendo entrar ficava alguns metros a direita quando se chega no setor, via Na Hora Certa 4° Vsup E3 D1 156 m. Linha obvia e sem problema algum de orientação. Bem protegida a via, mas na verdade está muito mais para um E2 do que um E3. Primeiros metros de muita aderência e depois verticalizando com agarras boas até o final da via.

São três enfiadas cheias com paradas intermediarias para fazer o rapel com apenas uma corda. Na primeira parada intermediaria, achei melhor puxar o Juliano pra cima, lá no meio do mato dando segurança ele estava sendo banquete para os mosquitos.

Levamos um pouco mais de 1 hora para finalizar a escalada. O dia estava perfeito e o sol ainda estava escondido atrás do morro.

Se estiver de bobeira na praia, a escalada no Morro do Cabaraquara é um ótimo lugar para se divertir um pouco. Acesso fácil e rápido com um visual muito legal.

Para iniciar o ano, essa escaladinha estava perfeita.

CROQUI MORRO DO CABARAQUARA

Manilhas onde começa a trilha

Leito do rio seco

Marcações da trilha

Base da via Na Hora Certa

Juliano e Natan

Via Na Hora Certa

Juliano escalando, visual bem diferente do que estamos habituados

Baia de Guaratuba ao fundo

No final do rapel que o sol começou a pegar na parede, mas já fazia muito calor mesmo na sombra.